BLOG

ENELE USA MADEIRA DE REFLORESTAMENTO E MAIS UMA VEZ MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

10 de setembro de 2021

Responsabilidade ambiental é um termo que faz parte do dia a dia da Enele e está intrínseco no DNA da empresa, isso porque, a indústria mantém políticas que visam diminuir ou minimizar os impactos ambientais, a exemplo da energia limpa e substituição de lâmpadas convencionais por LED.

Outra importante iniciativa é o uso de madeiras de reflorestamento, ou seja, árvores replantadas para um fim específico como a fabricação de casas ou móveis. 

Os fornecedores Enele dessa matéria-prima têm o Selo FSC (Forest Stewardship Council), única certificação que assegura a proteção do meio ambiente e que o material foi produzido de recursos renováveis. 

Segundo o CEO da Enele, Nivaldo Lazaron Junior, a empresa aposta na madeira de reflorestamento por questões de responsabilidade social e ambiental, uma vez que as madeiras certificadas garantem que indústria não está usando madeiras protegidas ambientalmente e que essas florestas são renováveis e controladas, mantendo a disponibilidade do produto ao longo dos anos sem afetar o meio ambiente e sem diminuir a quantidade de florestas naturais, que devem ser preservadas. 

”A madeira reflorestada com certificação nos garante a produção dentro da ética das relações de trabalho, afastando as possibilidades de exploração ilegal dos trabalhadores, além de termos mais qualidade nas madeiras que utilizamos”, destaca. 

Acompanhamento e tratamento técnico que asseguram qualidade

Além de reflorestadas, as florestas são monitoradas, acompanhadas e muito bem cuidadas, o que também favorece a qualidade das árvores e, com isto, a matéria-prima é mais densa e resistente. 

Assim que cortada, a madeira é seca em estufas à vapor, ultra modernas sem ficar exposta ao tempo, preservando de fungos e outros males que atacam esse material. 

A madeira seca neste processo, que demanda muito investimento e qualidade dos serviços, fica estável e permite ser trabalhada com segurança quanto às suas medidas em frações de milímetros, sendo mais limpa e bonita, valorizando a estrutura do produto. 

Essa secagem realizada permite um controle absoluto da umidade da madeira, afinal madeira com umidade controlada é madeira que vai proporcionar muito mais durabilidade e confiabilidade ao produto, mantendo-se livre de pragas. 

Entre os principais tipos de madeira utilizados pela Enele estão o Taeda e o Eucalipto.

Postado por Vox Brazil Comunicação.
Compartilhar